Enxergar...

Pra enxergar não basta só olhar é preciso ver, com os olhos do coração.Pode parecer mesmo cilchê, confesso, também achava isso.Mas ao decorrer do tempo esta frase faz cada vez mais sentido pra mim, porque apesar de termos este sentido abençoado que é a visão, nos fazemos cegos.


Cegos pra aquilo que nos convém, claro, as coisas que não decoram lindamente nossa paisagem, conseguimos deletar instantânea mente, como se só existisse á nossa volta aquilo que selecionamos, copiamos e colamos.


Não somos humanos, somos computadores programados para não enxergar aquilo que não convém...Por isso se algo como a fome, abandono, corrupção, abuso de autoridade, passar pelas suas, minhas e nossas vistas deleta.


Assistindo Ensaio sobre a Cegueira de Saramago, me senti totalmente afetada, aquilo não é ficção e também não é mera coincidência, é a realidade que vendo, nos fazemos cegos(assim disse Saramago, não nessas palavras) . O filme, na minha opinião, retrata com total clareza como nós seres humanos somos hipócritas, egoistas e muitos de nós medíocres, uma critica, muito inteligente por sinal, a nossa sociedade, a estrutura social que vivemos e nossos papéis diante desta realidade que ao ser realmente"vista" afeta pelo menos aqueles que ainda conseguem sentir alguma coisa, aqueles que não estão totalmente anestesiados pela "cegueira conveniente".


Muitos ainda não colocaram a venda nos olhos, então ainda á uma esperança.


Para mudar as coisas é preciso ver o que acontece ao nosso redor, porque a mudança ocorre em 1°lugar em nós mesmos, a partir dai, quando passamos a enxergar a nós mesmos e aquilo que omitimos a nossa visão, nos fazemos diferentes.
Não há como enxergar e ainda sim continuar igual, com as mesmas opiniões, sendo omissos.As coisas se tornam diferentes porque, ficamos diferentes e somos afetados de alguma forma.
Em busca de algo desconhecido, que não conseguimos enxergar, ficamos vazios de nós mesmos.
Ver e sentir, significa que sofrendo você está vivo, para poder mudar e enxergar o que se passa dentro de você e fora, ao redor.
Enxergar, pra aqueles que nasceram abençoados por este sentido magnifico, saibamos usar sabiamente a visão total das coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário